Clássicos Históricos: North & South

Comecei a assistir, adorei e vi tudo de uma vez (planejo assistir novamente em breve, também). Não vou negar que foi o primeiro na minha listinha de seriados históricos por causa do lindo do Richard Armitage, mas o seriado é tão bom que a presença dele é um bônus (um hiper power amazing bônus).

A minissérie de 4 episódios foi produzida pela BBC em 2004. É uma adaptação do livro homônimo escrito por Elizabeth Gaskell (livro o qual fiquei com muita vontade de ler após ver a série). Na trama conhecemos Margaret Hale (Daniela Denby-Ashe), uma jovem que vive no bucólico e rural sul da Inglaterra e se vê obrigada a se mudar para o pouco educado, sujo e industrializado norte, devido a uma decisão (egoísta) de seu pai, que deixa de ser pastor e decide sustentar a família como professor. É lá que ela conhece John Thorton (Richard Armitage), dono da maior fábrica de tecelagem do lugar.
Margaret sofre bastante para se adaptar à vida na suja cidade de Milton, sentindo falta dos campos e da vida tranquila que tinha antes. Caridosa e preocupada com os menos favorecidos, ela bate de frente várias vezes com Thorton, já que não concorda com a maneira como ele trata seus trabalhadores e porque acredita que ele é um homem frio, egoísta e cruel. Ao longo do tempo - e pra alegria geral da nação - ela vai descobrindo que ele não é exatamente o que aparenta.

Além do romance, o seriado aborda uma questão muito interessante, que é o contexto histórico em que a trama se passa, no caso, a Revolução Industrial que permeava na Inglaterra. É bastante interessante observar a relação dos patrões e empregados naquele início de sociedade industrializada, bom como as péssimas condições de trabalho e as greves por melhores condições e salários. Acompanhamos ambos os lados da questão, tanto o ponto de vista dos trabalhadores das fábricas, representados pelos amigos de Margaret, bem como os patrões, liderados por Thorton. 

Destaque para as atuações dos atores, em especial do lindo maravilhoso incrível e gostoso Richard Armitage:

Apenas:

Brincadeiras à parte, o seriado equilibra bem romance e contexto histórico, é uma trama muito bem escrita e gostosa de acompanhar. Entre as cinzas da cidade e os chumaços de algodão das tecelagens, se desenvolve uma história rica, bem desenvolvida e atrativa, que fascina a quem quer que assista. 

Share this:

,

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário

Libere-se, expresse-se, derrame-se em elogios ou críticas. Este espaço é seu.